domingo, 20 de maio de 2012

O baralho Cigano e sua origem

Para o blog da Cigana Chiara,esclarecerei sobre o baralho cigano e sua origem. Existem diversas lendas e inverdades sobre esse baralho, primeiramente devemos esclarecer que o mesmo não foi criado pelo povo cigano e sim divulgado por eles a partir do ano de 1900. Este baralho foi criado por Anne Lenormand, francesa, por volta do ano de 1840. Lenormand era filha de um mercador de tecidos e criada sob regras católicas, era obrigada a freqüentar missas, das quais ela não se simpatizava. Conheceu um cigano que lera sua mão “vendo’o seu dom de advinha. Estudou astrologia, quiromancia, geomancia e cartomancia apesar da proibição na época de estudos esotéricos. Era a principal conselheira da esposa de Napoleão prevendo diversos acontecimentos para ela e também para seu marido: Napoleão.

Baseada nas cartas do tarot de Eteilla ela criou seu próprio baralho que ficou conhecido até nossos dias como baralho de Lenormand ou baralho cigano.

O termo baralho cigano se deve ao fato de ter sido esse povo que tenha redescoberto e adotado suas cartas para leituras da cartomancia, que anteriormente eram feitas com o baralho comum, como o baralho de Lenormand tinha figuras simples da época o seu aprendizado ficou bem mais simples.

Com a morte de Lenormand, esse baralho ficou esquecido por cinqüenta anos mais ou menos, só por volta de 1900 é que foram descobertos manuscritos deixados por Anne Lenormand e recriado.

De leitura e compreensão menos complexa que o tarot tradicional, vem ganhando vários adeptos por todo mundo, principalmente França e Alemanha. No Brasil vem crescendo o interesse por esse tipo de baralho. Existem algumas cartas que chegaram ao Brasil com graves erros de interpretação, sobre isso falaremos em artigos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário